As lentes de contato podem trazer conforto e liberdade para o paciente, porém requer bastante cuidado com o seu uso. É muito importante manter a rotina de cuidados e higiene com as lentes, independente do tipo. A consulta de adaptação de lente se faz muito importante, pois é o momento onde o médico passará ao paciente todos os cuidados e forma correta do manuseio da lente, reduzindo a possibilidade de infecções e danos corneano pelo uso incorreto das lentes.
No mercado estão disponíveis diversos tipos de lente. Elas são divididas em gelatinosas e rígidas.
Lente de troca anual, bastante indicada para pacientes com graus muito elevados. Esse tipo de lente tem uma menor oxigenação corneana e é um pouco mais grossa se comparada com os outros tipos de lentes gelatinosas.
Lente de troca mensal. A mais utilizada hoje em dia, pois tem maior conforto e oxigenação corneana em relação à anual.
Lente de uso único por apenas um dia. Comumente utilizada por pacientes que fazem apenas uso social das lentes de contato.
Lentes gelatinosas:
Lentes rígidas:
Lentes muito úteis para pacientes com degeneração ou irregularidade corneana e astigmatismo corneano elevado. Neste tipo temos diversos desenhos de lente e cada uma tem características específicas que se adaptam melhor às diferentes curvaturas corneanas.
Lentes utilizadas para pacientes com degeneração corneana avançada ou que não conseguem se adaptar às lentes corneana. Esse tipo de lente tem como característica ser bastante confortável.